quinta-feira, 21 de abril de 2016

Projeto de lei quer fechamento de supermercados aos domingos em BH

Projeto poderia ser votado em 2º turno nesta terça, mas análise foi adiada.
Amis não concorda com a proposta; sindicato de empregados é favorável.
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte quer o fechamento dos supermercados aos domingos na capital mineira. Aprovada em primeiro turno nesta segunda-feira (18), a matéria estava na pauta para ser votada em segundo turno nesta terça-feira (19), mas a análise foi adiada.


A decisão foi tomada pelo presidente da Casa, Wellington Magalhães (PTN), que é autor do PL ao lado do vereador Preto (DEM). “Recebi vários questionamentos a favor e contra. Então, eu achei melhor que retirasse o projeto e vamos fazer uma audiência pública”, explicou.

O vereador defende que o domingo é um dia de descanso. “Este projeto foi feito diretamente para o trabalhador, não para o empresário”, afirma.

A Associação Mineira dos Supermercados (Amis) é contra o projeto de lei. Para a entidade, fechar as portas aos domingos pode agravar a crise.
“Fechar o supermercado aos domingos vai diminuir o quadro, gerar um desemprego. E, além do mais, a sociedade não foi indagada o quer ou não quer”, argumenta o presidente da Amis, Alexandre Poni.
Ainda segundo associação, 80% dos supermercados de Belo Horizonte abrem no domingo, dia que fica entre o segundo e o terceiro de mais movimento na semana.
O Sindicato dos Empregados do Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SEC) concorda com o fechamento dos supermercados aos domingos, porque, segundo a entidade, trabalhar aos domingos traz prejuízo social e familiar para o empregado. fonte:http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2016/04/projeto-de-lei-quer-fechamento-de-supermercados-aos-domingos-em-bh.html

2 comentários :

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olha fechamento de supermercado ao domingo é inválido pra todo mundo pois além de tudo tira a folga extra dos trabalhadores e outra vai geral demissões em massa. O viável e a remuneração do domingo isso sim. É que os trabalhadores deseja.