domingo, 5 de maio de 2013

• Vários caminhos para lutar Fenel entrará com recurso contra abertura de comércio no Dia da Consciência Negra em Londrina


O Fórum das Entidades Negras de Londrina (Fenel) vai entrar com um recurso no Tribunal de Justiça para derrubar a decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública que libera a abertura do comércio no município, no dia 20 de novembro, feriado da Consciência Negra.
 Justiça para manter mercados abertos
06/11/2012 15:47:40
Londrina inicia comemorações do mês da Consciência Negra
O presidente do Fenel, Edmundo Novais, disse que ficou surpreso com a decisão e se preocupa com o fato dos interesses financeiros sobreporem a luta pela igualdade racial. O corpo jurídico da entidade já se prepara para recorrer.

"Nós vimos isso de forma desrespeitosa. Não esperávamos que fosse acontecer esse tipo de aceitação por parte de um juiz, uma vez que o feriado do dia 20 de novembro acontece em diversas cidades do país. São mais de 400 cidades dentro do país que já têm o feriado do dia 20 de novembro", disse à rádio CBN.
O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Marcos José Vieira, deu ganho de causa ao Sindicato do Comércio Varejista (Sincoval) e permitiu a abertura das lojas na data. A ação alegava inconstitucionalidade do projeto de lei do ex-vereador Tito Valle (PMDB), que propôs a comemoração.
No despacho, o juiz argumentou que o município só pode considerar feriado o dia de seu aniversário e outras quatro celebrações religiosas. Sobre a data da Consciência Negra, ele argumenta que a proposta só poder ser feita pela União.
Novais criticou a postura dos empresários que entraram com a ação, alegando que o prejuízo por um dia de fechamento das lojas não é tão grande e não corresponde à necessidade de se lutar pelos direitos das pessoas negras.
"Esse dia não representa toda a oneração a qual eles se referem. Por outro lado, eles acham também que é possível fazer indenização compensatória ao povo negro pelo prejuízo possuído aos longo de mais de 300 anos de escravização dentro de nosso país. Eles poderiam reverter esses recursos para a comunidade negra", declarou à ráido CBN.

Nenhum comentário :