domingo, 21 de junho de 2015

A DAMA DA LIBERDADE

A Auditora-Fiscal do Trabalho Marinalva Dantas, do Rio Grande do Norte, libertou mais de 2.300 pessoas da escravidão contemporânea. Sua história de vida e importância no combate ao trabalho escravo no Brasil estão no livro “A Dama da Liberdade”, de autoria do jornalista e escritor premiado Klester Cavalcanti. O lançamento da publicação será no dia 26 de maio, em Natal, com a presença da presidente do Sinait, Rosa Maria Campos Jorge.


Klester já estava investigando há dez anos os casos de trabalhadores escravizados no Brasil em pleno Século 21. Foi então que se deparou com a trajetória de Marinalva e resolveu escrever um livro-reportagem sobre o combate a essa chaga social no Brasil a partir da biografia da Auditora-Fiscal. Ela foi coordenadora de equipes do Grupo Especial Móvel de Fiscalização - GEFM, que acaba de completar 20 anos de criação e atuação, com quase 50 mil trabalhadores resgatados.

Em entrevista ao programa Globo News em Pauta, na edição do dia 13 de maio, Klester Cavalcanti disse que Marinalva tem uma história fantástica. Ela teve uma infância difícil e foi criada por um tio que vivia em melhores condições financeiras. “Desde então, teve educação boa, fez faculdade de Direito e passou no concurso para Auditora-Fiscal do Trabalho. Um dos episódios mais fortes no livro é sobre o momento em que ela libertou uma pessoa escravizada há 19 anos numa fazenda”, relatou.

No livro, o leitor irá conhecer a fundo como se realizaram as ações fiscais de combate ao trabalho escravo realizadas por Marinalva que, segundo o autor, lembram filmes norte-americanos: de tiroteio com capangas de fazendeiros à retirada de pessoas presas em propriedades rurais e casas, algumas acorrentadas. Para Klester, Marinalva é uma personalidade desconhecida, mas sua história de luta e apego às causas libertárias são comoventes e merece ser conhecida pelo público.

O Sinait ressalta que a obra é mais um canal de visibilidade para o trabalho dos Auditores-Fiscais, neste caso, de combate ao trabalho escravo, iniciado em 1995 e que hoje é modelo para o mundo.

Autor

Klester Cavalcanti é jornalista desde 1994, tem 43 anos, e é natural da cidade de Recife (PE). Trabalhou em grandes veículos de comunicação, entre eles, o jornal “O Estado de São Paulo” e “Isto É”. Conquistou vários prêmios, inclusive de relevância internacional, como o Natali Prize, o mais importante prêmio de Jornalismo de Direitos Humanos do mundo. “A Dama da Liberdade” é o seu quinto livro. É autor de Dias de Inferno na Síria, Direto da Selva, Viúvas da Terra e O Nome da Morte. Os dois últimos conquistaram o Prêmio Jabuti de Literatura, em 2005 e em 2007. FONTE:https://www.sinait.org.br/site/noticiaView/10988/livro-que-tem-marinalva-dantas-como-personagem-principal-sera-lancado-dia-26--em-natal-rn

Nenhum comentário :