domingo, 18 de abril de 2010

CARTA ABERTA À SOCIEDADE

CARTA ABERTA À SOCIEDADE
Caro (a) consumidor (a)
Você está fazendo suas compras, sendo bem atendido e nem imagina que os trabalhadores da rede Walmart de supermercados sofrem diariamente diversos ataques aos seus direitos trabalhistas.

Embora os funcionários se esforcem para atender bem ao cliente da multinacional e gerar lucro à empresa que representam, o Walmart não reconhece o esforço feito pelos seus empregados e tão pouco os respeita. Prova disso é o insucesso das diversas reuniões promovidas pelos sindicatos com a empresa em todo Brasil e as diversas reclamações trabalhistas na justiça do trabalho.
Muito tem se falado em responsabilidade social das empresas nos últimos anos, o que não se fala é que a Responsabilidade Social do Walmart é só Marketing. As iniciativas, na prática, estão longe da Responsabilidade Social de verdade.
Enquanto Walmart cresce e lucra 40% a mais em 2009, seus funcionários não recebem salários justos e nem a Participação dos Resultados (PPR).
Além disso, os trabalhadores também sofrem com:
Jornadas de trabalho extensas – os funcionários trabalham de 10 a 12 horas por dia e, em alguns casos, sem marcarem o ponto com promessas de que a chefia acertará depois;
Banco de Horas – De forma irregular, o Walmart tem aplicado o branco de horas sem negociação com o sindicato, explorando os trabalhadores;
Ergonomia – Os equipamentos inadequados nos caixas e demais áreas de atendimento tem resultado em problemas de saúde especialmente Ler/Dort tais como tendinite, desvios de coluna, varizes entre outros;
Transporte noturno precário – A van que transporta os funcionários no período noturno tem poucas condições para transportar pessoas e geralmente estão superlotadas causando desconforto entre os trabalhadores;
Inventário de perecíveis – Quando há realização de inventário das aéreas perecíveis, os trabalhadores trabalham 14 horas sem intervalos e com apenas um lanche precário;
Assédio Moral – O clima de assédio moral em todas as lojas é muito forte, promovendo regularmente situações de perseguições, pressões, maus tratos e humilhações contra os trabalhadores;
Assédio Moral 2 – A empresa também adota o Processo de Orientação para Melhoria (POM) para punir ilegalmente os trabalhadores em três fases, chegando até a demissão. Os funcionários punidos pelo POM também são excluídos de eventos da empresa e não podem ser transferidos ou promovidos;
Horas extras – Mesmos trabalhando mais, os trabalhadores não conseguem receber as horas extras trabalhadas. O sistema utilizado pelo Walmart permite alterações lesando os trabalhadores;
Caro CLIENTE, seja um (a) consumidor (a) responsável! Cobre atitudes responsáveis da empresa Walmart, contribuindo assim, para um mundo mais justo e sustentável!

Ass.: Comitê Nacional dos Trabalhadores da Rede Walmart.

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