segunda-feira, 24 de novembro de 2008

CONTRACS lançou campanha contra o trabalho aos domingos no 9° Concut


Os trabalhadores/as do ramo de comércio e serviços da CUT foram representados por 120 delegados/as, vindos de todas as partes do país para os debates do 9° CONCUT e para o lançamento da campanha nacional contra o trabalho aos domingos, realizado na 4a feira, dia 07 de junho.

Lucilene Binsfeld (Tudi), presidente da CONTRACS, Francisco Alano da Executiva da CUT Nacional e Rosane Simon da Secretaria da Mulher da CONTRACS
expuseram aos delegados/as do Concut as dificuldades dos trabalhadores no comércio obrigados em grande número de cidades a trabalhar aos domingos e feriados sem remuneração pelas horas-extras trabalhadas, com folgas escassas e tendo que conviver com o distanciamento familiar.


Os dirigentes lembraram que a abertura do comércio aos domingos e feriados é apenas a ponta do iceberg, ou seja, o começo de uma corrida desenfreada pelo trabalho aos domingos em outras áreas.

“O trabalho aos domingos é uma ameaça à saúde física e mental, à convivência familiar e ao direito ao descanso dos trabalhadores”, ressaltou a presidente da CONTRACS, Tudi, durante sua exposição.



Estande da CONTRACS
O estande da CONTRACS no 9° CONCUT foi especialmente montado para reforçar a campanha contra o trabalho aos domingos e sem dúvida atingiu o objetivo: centenas de camisetas da campanha foram comercializadas e diversos materiais impressos distribuídos gratuitamente para os delegados/as do Congresso.

“A aceitação da campanha é surpreendente. Há consciência do problema em todos os ramos, não só no comércio”, destaca Valeir Ertle, tesoureiro da CONTRACS.

As mensagens inteligentes e objetivas da campanha foram motivo de elogio geral no Congresso. Tanto que o lançamento da campanha foi solicitado por diversas CUTs Estaduais, além de sindicatos de outros ramos que desejam colaborar com os comerciários/as de suas cidades.

Nenhum comentário :