terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

comércio: jornadas extensas e baixos salários

Exijo a jornada normal, pois exijo o valor de minha mercadoria como qualquer outro vendedor.

Vemos que, abstraindo de limites extremamente elásticos, não resulta da natureza da troca de mercadorias nenhum limite à jornada de trabalho ou ao trabalho excedente. O capitalista afirma seu direito, como comprador, quando procura prolongar o mais possível a jornada de trabalho e transformar, sempre que possível, um dia de trabalho em dois. Por outro lado, a natureza específica da mercadoria vendida impõe um limite ao consumo pelo comprador, e o trabalhador afirma seu direito, como vendedor, quando quer limitar a jornada de trabalho a determinada magnitude normal.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Minuano é punida por demitir trabalhador em greve

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou na quarta-feira (22) a Companhia Minuano de Alimentos por ver prática antissindical na demissão de um funcionário que participou de uma greve. O ministro Vieira de Mello Filho manteve entendimento da Justiça de segunda instância (regional) que se baseou em acordos internacionais firmados pelo Brasil.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Nelson Mandela se recupera bem após cirurgia abdominal

Joanesburgo - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela passa bem num hospital depois de ter sido submetido a um procedimento para diagnóstico da causa de dores abdominais, informou o governo do país, que pediu à população que não se alarmasse com o estado de saúde do líder antiapartheid, de 93 anos de idade.

De acordo com um comunicado do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, Mandela deve receber alta no domingo ou na segunda-feira, depois de ter passado por exames para avaliar uma antiga queixa de dores abdominais.

"Madiba (nome como é popularmente conhecido) está bem e plenamente consciente. Os médicos estão satisfeitos com seu estado, que dizem ser consistente com sua idade", diz o comunicado.

"Antes de ser hospitalizado, ele estava com boa saúde, mas os médicos sentiram que a queixa requeria uma investigação cuidadosa. Estamos contentes por ele não estar correndo nenhum perigo e agradecemos aos médicos por seu árduo trabalho e profissionalismo."

Embora o comunicado trouxesse poucos detalhes médicos, a franqueza e a rapidez da resposta governamental contrastaram fortemente com sua reação um ano atrás, quando Mandela foi internado com problemas respiratórios.

Na época, o gabinete de Zuma levou horas para confirmar as notícias da mídia sobre a piora da saúde de Mandela, o que resultou em uma grande concentração de repórteres locais e internacionais diante do hospital Milpark, em Johanesburgo.

O governo não informou desta vez onde Mandela está hospitalizado, mas a segurança foi reforçada num hospital militar de Pretória, o qual é oficialmente encarregado de atender aos ex-presidentes e ao atual.

Enquanto a mídia divulgava informações não confirmadas de que Mandela estava sendo operado de uma hérnia, um porta-voz do partido governista, o Congresso Nacional Africano aparecia na TV para declarar à população que não havia com que se preocupar.

"Não há motivo para pânico", disse Keith Khoza ao canal e-News. "Não foi uma internação emergencial. Estava planejada."

A saúde de Mandela não vai bem desde sua hospitalização, um ano atrás. Depois, ele não apareceu mais em público.

Como primeiro presidente negro da África do Sul, Mandela, ocupa uma posição central na psique de um país governado pela minoria branca -cerca de 10 por cento da população- até a primeira eleição multirracial, em 1994.

No entanto, depois do término de seu mandato, em 1999, Mandela se retirou da vida pública e deixou de ter participação ativa na política do país.

Sua última aparição pública em um grande evento foi na final da Copa do Mundo, no estádio de futebol de Johanesburgo, em julho de 2010.